Ponta Porã - MS.
Ponta Porã é um município brasileiro do estado do Mato Grosso do Sul. Está localizado na Mesorregião do Sudoeste de Mato Grosso do Sul e Microrregião de Dourados e constitui uma área conurbada internacional com a cidade Pedro Juan Caballero, capital do departamento de Amambay, no Paraguai.
Conhecida também como "Princesinha dos Ervais" e "Capital Brasileira do Tereré". Ponta Porã foi fundada no dia 25 de Março de 1892, emancipada no dia 18 de Julho de 1912, por isso, festeja seu aniversário no dia 18 de Julho.
Pessoas nascidas em Ponta Porã são chamadas de Ponta-Poranense.
Pessoas nascidas em Ponta Porã são chamadas de Ponta-Poranense.
O símbolo da cidade é uma cuia de chimarrão e outra de tereré, que representa duas culturas que se tornam apenas uma.
Ponta Porã está a 1346 km da capital federal Brasília, e a 300 km de Campo Grande, capital do estado, e ligada por meio de rodovias federais que dão acesso aos Estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso.
A população do município é de mais de 80 mil habitantes. A origem de Ponta Porã começa com a formação de um povoado denominado inicialmente Punta Porá, que surgiu dentre os campos de Erva-mate. Antes da Guerra do Paraguai, Ponta Porá era apenas uma região deserta no interior do Paraguai habitada somente por algumas tribos de índios, como os Nhandevas e os Caiuás, descendentes do povo Guarani, que viviam em harmonia com a natureza, caçavam, coletavam frutos e pescavam, além do cultivo de pequenas roças. A região era também local de parada de carreteiros que faziam o transporte de erva-mate. Em 1777 uma expedição militar chegou a esta região, tendo como objetivo, explorar o solo. Em 1862 chegou o grupo do tenente militar Antônio João Ribeiro que se fixou na cabeceira do rio Dourados (onde hoje é o município de Antônio João) e fundaram ali a Colônia Militar dos Dourados. Em 1864, época da Guerra da Tríplice Aliança, a Colônia Militar dos Dourados foi destruída pelos paraguaios, onde veio a falecer o tenente Antônio João Ribeiro.
Em 1872, após o fim da Guerra do Paraguai, houve a fixação da região fronteiriça do Brasil com o Paraguai, no qual também constavam os respectivos limites com o Brasil, e que segundo Hélio Vianna, respeitava os convênios da época colonial e reivindicava ao Brasil somente as terras já ocupadas ou exploradas por portugueses e brasileiros. A partir daí a região de Ponta Porã passa a ser possessão territorial brasileira. Em 1880 chega na região o senhor Nazareth, um militar que vem com a missão de comandante e ergue seu acampamento junto a lagoa do Paraguai, onde hoje é a cidade de Pedro Juan Caballero. Em 1882 Tomás Laranjeiras já explora e industrializa a erva-mate em Ponta Porã e exporta para Argentina. Em 1892 chegou ali a Guarnição da Colônia Militar de Dourados para proteger a região. Nesse mesmo ano Ponta Porã começa a tomar seus primeiros impulsos de progresso econômico, com a chegada até ali de muitos migrantes gaúchos, que vieram com a finalidade de praticar a agropecuária eles queriam cultivar a terra e criar gados . Em 1897 é criado o primeiro destacamento Policial em Ponta Porã e nomeado como Comandante o Senhor Nazareth.
Em 1900 Ponta Porã torna-se Distrito de Bela Vista. Em 18 de julho de 1912 foi criado o Município de Ponta Porã, deixando de ser distrito de Bela Vista. No ano seguinte foi instalado o município e toma posse seu primeiro Prefeito, Ponciano de Matos Pereira. Em 1915 o Governador do Estado de Mato Grosso, Caetano de Albuquerque eleva o município de Ponta Porã para a categoria de comarca no ano seguinte, 1916 toma posse o primeiro Juiz de Direito da Comarca de Ponta Porã, Possidônio de Souza Guimarães e o Primeiro Promotor é Henrique Carlos Guatemozim. Em 1919 é criado em Ponta Porã o 11º RC (Regimento de Cavalaria) e instalado no ano seguinte, sendo seu primeiro Comandante o Capitão Hipólito Paes Campos. Em 1943, o Presidente Getúlio Vargas cria o Território Federal de Ponta Porã, tendo como capital a cidade de Ponta Porã e formado também por outros municípios vizinhos. Em 1947 o território é extinto. Em 1977 é criado o estado de Mato Grosso do Sul, a qual Ponta Porã faz parte atualmente.
Bandeira de Ponta Porã - MS
Prefeitura Municipal de Ponta Porã - MS
Em breve teremos novas atualizações...Espero que você prezado(a) leitor(a) tenha gostado...
A Prefeitura Municipal de Ponta Porã - MS, está localizada na Rua Guia Lopes, 663 - Centro da cidade. Acesse o site da Prefeitura clicando aqui.
Tem como Prefeito atual o Sr. Ludimar Novais, do partido PPS e seu mandato vai de 2013 até 2016.
![]() |
Ludimar Novais - PPS - 2013-2016 |
Câmara Municipal de Vereadores
A Câmara Municipal de Ponta Porã - MS, está localiza na Av. Brasil, 3470 - Centro da cidade. Acesse o site da Câmara Municipal clicando aqui.
Parque Estadual Aires Marques
Acesse o facebook do Parque dos Ervais - Prefeito Aires Marques clicando aqui.
Parque Estadual Aires Marques
O Parque Estadual Aires Marques de Ponta Porã - MS, é o maior Parque Estadual do interior do Estado, batizado com o nome de um antigo Prefeito da cidade. Localiza entre a Av. Brasil e a Rua Comandante Cardoso, fica aberto para a população das 06:00hs às 21:00hs, conta com internet Wifi liberada para a população além de pista de caminhada/corrida, aparelhos para exercícios físicos, quadras de esportes, gramado sintético e muito mais...Confira algumas fotos:
![]() |
Entrada do Parque dos Ervais |
![]() |
Imagem aérea do Parque dos Ervais |
Acesse o facebook do Parque dos Ervais - Prefeito Aires Marques clicando aqui.
Em breve teremos novas atualizações...Espero que você prezado(a) leitor(a) tenha gostado...
Compartilhe este blog em suas redes sociais, volte sempre, pois estou sempre atualizando nosso blog e trazendo novidades sobre nossa amada fronteira.
Grande abraço e sucesso sempre!
Atenciosamente,
Michel Victoria.
Criador e Administrador do Blog.
Minhas Redes Sociais:
Nenhum comentário:
Postar um comentário